quinta-feira, setembro 10, 2009

O que se aprende no ambiente de trabalho?

A algum tempo venho percebendo que a resposta para essa pergunta é bastante curta e, mesmo assim, complexa. TUDO, isso é o que se aprende.

Quando comecei meu estágio (por volta de um ano atrás), tive medo. Nunca tinha feito nada na minha vida, sempre dependi do dinheiro de minha mãe e, por isso, acabei desenvolvendo outros segmentos da minha. De fato, virei uma caseira convicta, pois minha mãe não tinha condições de sustentar uma casa, minha faculdade e todo o resto apenas com o seu mínimo salário (pois eu fui egosísta ao ponto de não cursar uma federal por causa do curso: hoje eu tenho consciência disso e não me orgulho em nada, mas algumas pessoas não nasceram para cursar Economia =/).

O fato é que entre em um setor onde o que eu fazia era, basicamente, educação ambiental. Como era a minha primeira experiência, é CLARO que tremia nas bases só de pensar em errar e uma das minhas características principais é a insegurança, e viver em um novo ambiente para mim foi um tanto aterrorizador.

E essa foi a primeira coisa que eu aprendi. Não a insegurança, que ela já me persegue a alguns anos, mas o fato de ser atenciosa, prestar atenção nos detalhes.

Durante 6 meses continuei nesse local e aprendi outras coisas interessantes como, por exemplo, a conviver com pessoas diferentes de mim. Eramos 5 estagiárias: 4 biólogas e eu, de engenharia ambiental, por aí já dá pra perceber que era uma zoação com a minha cara, por ser a diferente, fora que as minhas 3 superiores também eram biólogas. Era extremamente divertido e acabamos criando uma rotina do lanche das 5 da tarde.

Aprendi o que é trabalho de equipe e trabalho com o público. Esse último eu já tinha uma base de quando fiz trabalho voluntário, mas valeu para reforçar. Fora que ter o MEU salário no final de cada mês mudou completamente a minha perspectiva.

Bem, como já disse, meu problema É a insegurança. Depois desses 6 meses fui transferida de setor e, novamente, o pânico veio. Dessa vez eu iria estagiar com Engenheiras Ambientais, ou seja, olha a perna tremendo novamente! Sempre começo achando que não sei nada, que vão me pedir para fazer trabalhos hercúleos ou coisas do tipo. Mas não. Encontrei um ambiente super agradável, onde a Engenheira responsável pelo meu estágio (a outra já foi embora) é engraçada e não é parecida com aquelas que se vê na televisão (bruxas e coisas relacionadas), na verdade até que nos damos bem, com direito a rotina: todo dia, as 16h, tomamos chá com biscoitos. Comecei a perceber que, onde eu vou, acabo criando uma rotina xD.

Mas essa não é a única coisa que me agrada por aqui. Sei que o salário que me pagam não é muito (na verdade, é uma merréca), mas o que eu me divirto não está no gibi! Certo dia, veio uma moça de um outro setor que vendia produtos... calientes, se assim pode-se chamar. O fato é que as mulheres do setor ficaram super empolgadas para ver os produtos na "maleta rosa". Eu, na condição de virgem, inocente, pura e besta, não pude deixar de dar muitas risadas. A sorte é que a sala (que é enorme e povoada por umas 100000 pessoas) é quase que, exclusivamente, habitada por mulheres, entre arquitetas e engenheiras. Os (poucos) homens existentes ficam localizados em uma parte da sala, todos aglomerados. A história toda foi muito engraçada e ainda teve o momento delas comentarem as experiências,o que, segundo algumas, seria bom para mim, para que eu aprendesse. Bom, vejamos, talvez um dia eu utilize de alguma forma.

Outras coisas costumam acontecer por aqui. Sempre discutimos livros e filmes, aqui eu posso comentar os livros que eu leio com pessoas que também gostam de ler. Não que não encontre isso em outros ambientes, pois até já entrei em um clube do livro, mas aqui é diferente, minha opinião é vista como interessante (apesar da minha pouca idade).

Antes que comecem as interrogações, eu aprendo muito da minha área aqui, a parte de licenciamento ambiental não é tão chata quanto as aulas na faculdade me pareciam. Mas, mesmo que não estivesse aprendendo nada, já iria valer a pena. Sempre vive em um meio de pessoas relativamente iguais a mim. Não quero dizer que eramos máquinas, ou coisas do tipo, mas pertenço a um grupo que, basicamente, cresceu junto. Outro ponto é que cresci em um meio muito fechado (escola/casa ou faculdade/casa), essa mudança de ares me serviu para abrir os olhos (e a cabeça) para várias coisas. Inclusive na minha forma de enxergar o mundo a minha volta e a mim mesma.

O que quero dizer é que o que se aprende no ambiente de trabalho é sobre estar cercada por pessoas diferentes, cativantes, com tantas experiências diferentes e tentar assimilar o máximo possível.

Acho que tenho sorte... Onde já se viu uma estagiária dizer que gosta do estágio?
Bem, não sei se estou trabalhando de forma correta (de coração, eu tento, mas sou muito atrapalhada), mas sei que, mesmo não sendo a melhor estagiária por aí, me esforço ao máximo...

É isso

PAZ
=]

Um comentário: